sexta-feira, 20 de setembro de 2019

15 Anos do Movimento GOTO SECO: Encontro com a Diversidade Cultural



É na diversidade que nos encontramos. É o que nos une. Criar espaços e momentos que fortaleçam e se abram à diversidade é necessário. Foi nesse sentimento de resistência e para dar espaço a diversidade que o Movimento Alternativo Goto Seco brindou com muita arte e cultura seus 15 anos. O dia 14 de setembro de 2019 fica marcado na história cultural de Ceará-Mirim e do RN pelas demonstrações da riqueza artística.
A energia boa da cultura tomou o espaço de Cinara Pub que recebeu um público agradável para degustar de um cardápio variado de artes. Todos os gostos foram atendidos. Tivemos o MPB de Girlian Jonny, o som experimental e rebuscado do TopTrio, orquestrado por Dedé Simião e Bruno flauta; leves e belos arranjos executados pelos metais do Trio do Sol; o RAP original de JonyRep; clássicos do rock tocados pelos amigos Eliel Silva e Washington Pereira que formam o Body and Soul; recebemos neste evento o grande compositor e multi instrumentista Carlos Zens que encantou o público com poesias e sons nordestinos. Na sequência, o potente rock autoral do Feel The Noise ascendeu à uma lua cheia plena e vibrante! Para aliviar, nada mais que um reggae autoral e poético da banda Da Folha que alimentou a alma nas vozes leves de Neto e Priscila. Entre cada banda, manifestações de poetas fazia-nos esquecer as horas de um dia grandioso que reavivou a cultura.
Quando entra em cena o multiartista Crésio Torres, o público silencia para sentir a arte viva expressa por este "condutor de sentimentos" que em cena encanta, desabafa e declara do que realmente vive a arte.
Reunidos de forma singular em uma noite única, artistas expuseram suas artes organizados pelo parceiro Júlio Siqueira, que expôs suas pinturas e poesias. Tivemos obras de Vilela, livros de Ruy Lima, instalações de Ojuara, arte 3D de Guga Stark, impressionismos de Camila, desenhos de  Marcelo, novidades de Raquel, reciclagens de Vera Barreto e a feirinha do Goto Seco. Eles não mediram esforços para compor uma exposição expressivamente rica, do reciclável ao impensável,  que demonstra a diversidade das artes do RN.
O espaço da diversidade promovido pelo movimento Goto Seco também recebeu nesta noite a presença de outros movimentos alternativos como o Viramundo e o movimento de mulheres fortes da SAMBA (Sociedade d@s Amig@s do Beco da Lama e Adjacências), representado pela agitadora cultural Gorete. presente também O grupo de estudos das culturas nativas Okarusu Pitã, representado pelo músico Arapuá Trarairiú; o Grupo de pesquisadores da Complexidade, representado pelo pesquisador José Rolim, além da presença de atores culturais como Erivan "Seixas" promotor do maior evento cultural alternativo da cidade e Iran Costa, incentivador dos movimentos culturais na comunicação de Ceará-Mirim.
Foi esse o grande Encontro de Música Arte e Poesia do movimento Alternativo Goto Seco, em sua 10ª edição, que segue resistindo e fortalecendo o cenário cultural local e do estado. Aos que contribuíram diretamente, como João Cruz e outros, e aos que incentivaram indiretamente, nosso muito obrigado! Estamos dispostos a engrandecer nossa cultura e nossos artistas, sempre presente e resistindo! Novidades em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de visitas
Contador de visitas