quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

No Cinema...


Há vários anos não frequentava uma sala de cinema de verdade, pois estava acostumado, como uma grande maioria, a comprar o filme pirata e assisti-lo bem relaxado e na hora que desse. Por motivos superiores (ou seja, reclamações da mulher) resolvi ir até um dos cinemas de Natal (já que abusei de frequentar os de Ceará-Mirim). O dia escolhido, como assalariado que sou, foi a terça onde o preço fica baixo, ainda mais com a carteira de estudante. A escolha do filme, deixei a cargo do gênero feminino e não sei porque, ela escolheu a película de vampiros que brigam com lobos por causa de uma humana(?!), o nome do longa era O Amanhecer. Um filme emotivo, sem grandes casos intrigantes. Mais um sensacionalista hollywoodiano.
O que me chamou a atenção neste filme (aliás, só isso me deu interesse) foi uma cena em que os protagonistas vêm passar lua de mel aqui no nosso país. Vejam como apresentam o Brasil: um verdadeiro mundo do prazer e do bacanal. Um sexismo escraxado como pensam os gringos. Prostituição, mulheres dançando como em orgias; consumo de drogas, como bebedeiras e cigarro. Em fim, um verdadeiro “carnaval” para atrair qualquer endinheirado que procure certas diversões. Ora, se o diretor do filme pensa assim, imagine os gringos desinformados?! Um país sem pobreza, sem violência, sem acirradas desigualdades sociais, um filme sem a realidade.
O filme não vale a pena ser visto, a não ser que alguém vá ao cinema para passar o tempo ou se sinta bem naquelas poltronas com cheiro de pipoca. Digo isso pois este filme “não traz nada”, entende?! Só me trouxe indignação de ter nossas riquezas culturais e/ou as várias desigualdades existentes no Brasil trocadas por imagens que mostram um país da orgia como vitrine para o mundo, desfrutado pela elite brasileira e pelos estrangeiros do turismo sexual. Mas era de ser, um filme que tem lobo e vampiro... vai vendo!
Eduardo Araújo

Um comentário:

  1. E de sobra ainda gastou uma grana legal!!!
    MAS PERAÍ, o que vc quis dizer com "já que abusei de frequentar os(cinemas) de Ceará-Mirim"??????????
    C.Henrique

    ResponderExcluir

 
Contador de visitas
Contador de visitas