terça-feira, 26 de maio de 2020

Artistas de São Gonçalo do Amarante/RN em mobilização pela arte e pela cultura


Hoje o Fórum Permanente de Cultura de São Gonçalo do Amarante/RN emitiu uma nota de repúdio contra o modo assistencialista com que o governo trata os artistas nesse período de emergência! Movimento Alternativo Goto Seco se junta à toda mobilização pela arte e pela cultura, em busca do direito ao fundo de cultura e fomento dos artistas,, suas atividades, agentes, produtores, espaços e eventos culturais!


NOTA DE REPÚDIO À FALA INADEQUADA DA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DONA MILITANA
Na última quinta feira (20/05) uma reunião virtual transmitida pela página da prefeitura no facebook entre a Fundação José Augusto, Prefeitura e uma pequena representação de vereadores e alguns secretários, discutiu ações emergenciais para a Cultura após as cobranças que o Fórum Permanente de Cultura levantou através de uma petição on-line, medidas emergenciais para a Cultura local neste momento de Pandemia.
O abaixo assinado iniciou-se em 29 de abril e alcançou mais de 500 assinaturas de todo Brasil e até de amigos que estão em outros países.
A petição que rodou o mundo foi protocolada junto ao poder público e demais órgãos da gestão municipal no dia 12 de maio, está tudo registrado e não há como negar.
Miris Oliveira é a presidente interina da Fundação de Cultura Dona Militana, que assume função depois que o irmão Flávio Henrique ocupara vaga de suplente na câmara de vereadores em São Gonçalo do Amarante.
Ela segue na função após o "afastamento" do irmão no serviço público, que tenta mais uma vez e a todo custo, garantir cargo de vereador titular. Ele que por vários anos se mantém no comando da gestão da cultura, desta vez passando para irmã a função como um negócio familiar.
Sra. Miris Oliveira, presidente da Fundação Cultural Dona Militana - Assistencialismo cultural é um termo pejorativo e não representa direitos culturais algum. A cidade hoje e mais do que nunca necessita com urgência da implementação de políticas públicas efetivas garantidas na lei municipal de nº 1.411/14 do Sistema Municipal de Cultura.
Diante disso, é nosso dever informar e tornar pública a toda classe artística, bem como a sociedade em geral sobre a realidade da gestão cultural que delira de suas palavras.
Na ocasião da reunião, Miris traz o seguinte balanço da situação caótica da cultura Sãogonçalense: “o momento agora é de chegar no artista com assistencialismo”. Lamentamos a colocação confusa na fala da presidente, uma vez que estamos discutindo lei e garantia de direitos básicos, que deve vir através de ações de assistência social.
Assistencialismo é um termo que se relaciona ao populismo, doação, favor e não reconhece que uma determinada sociedade ou grupo tem um direito, reduzindo a ação a um favor aos artistas.
Dessa forma, torna-se ainda mais evidente as reais intenções da atual gestão, que se utiliza de medidas exibicionistas eventuais de autopromoção.
O mesmo grupo político que há 12 anos mantém uma prática político familiar e autoritária, deixando muitas famílias numa cegueira social, dependência econômica e, consequentemente, traz sérios prejuízos ao desenvolvimento da política pública cultural.
Assim sendo, manifestamos nossa indignação nas falas e ações inoportunas como essas, que em nada nos representa enquanto sociedade que pensa e age.
Respeitem nossa história, respeitem nossa Cultura popular!
Efetivem o que é nosso por direito
São Gonçalo do Amarante (RN), 26 de maio de 2020
Fórum Permanente de Cultura

Veja abaixo o vídeo da representante do governo

Esta nota de repúdio foi publicada no www.falatv.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de visitas
Contador de visitas