segunda-feira, 29 de julho de 2024

O POMAR DO POETA: doc audiovisual homenageia artista Ivo Maia

Espaço Cultural Goto Seco exibe o documentário O POMAR DO POETA IVO MAIA

Documentário O POMAR DO POETA IVO MAIA, estreia em 2024 com direção de Cadu Araujo e produção do Goto Seco Produções Culturais.

O multiartista Ivo Maia marcou a cena das artes do Rio Grande do Norte com sua irreverência, performances, poemas, composições e, principalmente, suas artes plásticas, tornando-se referência de processo criativo, com mais de 40 anos de carreira. Natural de Catolé do Rocha/PB, Ivo Maia viveu em Ceará-Mirim/RN por mais de 30 anos, onde faleceu em 2020 na pandemia. Pintor, compositor, poeta, ator, cineasta e amante da natureza, recebeu prémios nacionais e internacionais, participou de dezenas de exposições e atuou fortemente em defesa do meio ambiente.

O documentário foi construído com pesquisa e consulta ao acervo da família, capitando imagens em diferentes espaços os quais Ivo frequentava. É uma visita ao pomar do poeta e conta com a participação de Eriberto Moreira, Carlos Henrique de Araújo, Yrahn Barreto e Crésio Torres, amigos, parceiros e pesquisadores de sua obra.

Para produzir o documentário contamos com o movimento ao qual Ivo Maia se dedicou. Quando iniciou suas atividades, desde 2004, o Movimento Alternativo Goto Seco foi marcado pela presença de Ivo Maia que atuou desde os primeiros eventos do movimento cultural. O movimento cultural Goto Seco realiza projetos na área do audiovisual à 10 anos, fomentando o cinema em áreas de vulnerabilidade social de Ceará-Mirim, com sessões de cinema gratuitas, temáticas e com rodas de diálogos, sendo reconhecido pelo MINC por sua atuação no espaço CEU das Artes. Alimentado pela força da resistência, produz este documentário contando com membros do movimento  que desbravam o audiovisual de forma independente, tendo orgulho de documentar parte da trajetória deste grande artista nordestino que acompanhou de perto.

A exibição acontecerá sábado 03/08/2024, às 19h, no Espaço Cultural Goto Seco, em Ceará-Mirim. Antes da exibição, teremos exposição de algumas telas de Ivo Maia. Após a exibição teremos um bate-papo com o diretor e, em seguida, encerraremos com canções e poemas de Ivo Maia interpretadas pelo ator Crésio Torres e Banda Catemba da Maroca. A entrada é gratuita.

O documentário foi realizado com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, Secretaria de Cultura e Eventos.

SERVIÇO CULTURAL:

EVENTO: Lançamento do documentário “O pomar do poeta Ivo Maia”, de Cadu Araujo.

QUANDO: Sábado, 03/08/2024

HORÁRIO: das 19h às 23h

ONDE: no Espaço Cultural, Sebo e Biblioteca Comunitária Goto Seco. Rua Ribeiro do Amparo, 95, COHAB – Ceará-Mirim/RN

ATIVIDADES: Exposição de quadros de Ivo Maia; Exibição do Documentário; Bate-papo com diretor; Sarau poético e musical com participação de Crésio Torres.

ACESSO: Entrada gratuita.


Ficha técnica do filme:

Documentário “O pomar do poeta Ivo Maia” (2024) / Duração: 41min19seg /

Pesquisa, Direção e Roteiro:

Cadu Araujo

Músicas Originais:

Ivo Maia e Yrahn Barreto

Gravação

Cadu Araujo

Goto Seco Produções Culturais

Produção Executiva

Carlos Henrique de Araújo

Entrevistados

Eriberto Moreira

Carlos Henrique de Araujo

Yrahn Barreto

Crésio Torres

Edição e Finalização

Cadu Araujo

Goto Seco Produções Culturais

Imagens

Acervo cedido pela família

Designer Gráfico

Carlos Henrique de Araújo


Sobre Cadu Araujo (Diretor)

Cadu Araújo é indígena, pesquisador, educador e produtor cultural. Coordena projetos na área das artes visuais, música, literatura e audiovisual. Foca em pesquisas sobre culturas indígenas, saberes ancestrais e espiritualidades. É autor do livro de poesias Infinito (2022) e do livro, oriundo de minha tese, chamado Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica (2022). Mais informações: https://mapas.cultura.gov.br/agente/71290/

Sobre Goto Seco Produções Culturais (Produção)

O Goto Seco Movimento Alternativo é um coletivo sem fins lucrativos, formado por artistas, pesquisadores, produtores e agentes culturais. Desenvolve projetos sócio-culturais, artísticos e ambientais associados à área da música, audiovisual, literatura, artes e educação. Realiza suas atividades no Rio Grande do Norte desde 2004, destacando-se: Festival Goto Seco, publicações literarias (zines, livro Poesias na Calçada, 2019), projetos audiovisuais, oficinas e atividades em parceria com outros coletivos. Mais informações: https://mapas.cultura.gov.br/agente/60437/

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Edgar Morin: 103 anos de lucidez e sonhos

Viver é uma dádiva! Viver 103 anos é uma dádiva e tanto. Viver 103 anos produzindo conhecimentos pertinentes que chegam a todos os continentes do mundo é uma bela dádiva! Viver 103 anos de prosa e poesia, com dezenas de livros publicados, lúcido e crítico, passando por duas guerras mundiais em seu torrão, e insistente em reformar o pensamento em plena era das fake News e fascismos, é uma preciosa dádiva! É muita força vital para um ser que perdeu a mãe aos 9 anos, esteve na luta armada contra nazistas, resistiu aos totalitarismos e enfrentou reacionários criadores de um discurso único. É uma inspiração para todos!

Este ser de grandes feitos pela humanidade se chama, em sua origem, Edgar Nahuom, nosso precioso Edgar Morin, que nasceu em 8 de julho de 1921 e segue, firme e forte, completando 103 anos de pura lucidez e sonhos para um mundo melhor. Desbravando ciências que cuidadosamente integrou e criou elos, Morin é um artesão de saberes, conectando conhecimentos para pensar a vida, a ciência, o homem e o cosmo. Formado pela vida em suas múltiplas dimensões e pilares de pensamento, é também formado em Sociologia e Geografia, além de outras disciplinas. Mas é em suas experiências, êxtases, meditações e olhar aguçado que entrega ao mundo suas inspirações para um mundo melhor, marcadas pela antropética que lhe fez defender a diversidade de saberes como preciosidade de nossa espécie, inseparável da diversidade de culturas e vidas, em um nível que se põe em parentesco com a estrela mais distante do universo, como escreveu.


Quando pude mergulhar em sua obra, um banquete oferecido pelo Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN), ao ouvir atentamente Ceiça Almeida, ao dialogar com Eriberto Moreira e amigos do Grupo de Pesquisadores da Complexidade (GRUPECOM/Ceará-Mirim), ao ler e reler atentamente suas obras, me deparei com um ser profundo em sua vontade de construir saberes, reformar pensamentos e que, acima de tudo, carrega em seu âmago o maravilhamento com o mundo, a contemplação da potência humana e o êxtase da poesia da vida.

Mergulho junto com Morin em seus livros, ideias e inspirações para construir um olhar poético, ético, diverso e utópico em que a lucidez e os sonhos se entrelaçam para construir novos mundos, novas narrativas, novas reformas e novos caminhos para nossa espécie humana dentro deste planeta que compartilhamos. Sempre lúcido contra discursos únicos, fascismos e totalitarismos! Sempre sonhando a favor de novos horizontes e melhores dias de comunhão coletiva!

Viva Edgar Morin, um grande filósofo vivo, muito vivo, de nosso tempo!

Texto: Cadu Araujo

Homenagem do Movimento Alternativo Goto Seco (20 anos)

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Ceará-Mirim: Ponto de Leitura recebe doação de livros da Biblioteca Câmara Cascudo

O Goto Seco celebrando 20 anos e reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Leitura, recebeu neste mês de junho uma valorosa doação de livros. 

Os exemplares, aproximadamente 300, em sua grande maioria de autores potiguares, foram doados pela Biblioteca Estadual Câmara Cascudo através da Fundação José Augusto em reconhecimento ao trabalho realizado e o acervo estará disponivel pra leitura de todos.

São obras literárias das mais variadas: livros de poesia, antologias, contos, biográficos e até cordeis, numa diversidade de temas e visões resultantes principalmente da Lei Aldir Blanc.

O Goto Seco agradece a todos que fazem a Fundação José Augusto, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, a Ailton Medeiros e a Bibliotecária Renata Lopes pela atenção e dedicação.

Ponto de Leitura: Espaço Cultural, Sebo e Biblioteca Comunitária GOTO SECO. Rua Ribeiro do Amparo, 95, Cohab, Ceará-Mirim/RN. Instagram: @gotoseco_movimento




O Pomar do Poeta: obra audiovisual documenta a arte de Ivo Maia

O Pomar do Poeta Ivo Maia, é o título do filme documentário dirigido por Cadu Araújo, produtor cultural e pesquisador, sobre a vida artística do saudoso Antonio Ivo Maia. Ivo Maia, como era conhecido, com obras marcadas pela sua forte relação com a natureza, cheia de nuances e poesias com ligações com a teoria da Complexidade de Edgar Morin, de Mandalas, poesias e aboios.

Paraibano de Catolé do Rocha, mas adotado cidadão cearamirinense, potiguar. Ivo nos deixou durante a pandemia, mas sua obra é vasta e representativa e reverbera nesse esperado desdobramento em audivisual.

FILME/DOCUMENTÁRIO: O POMAR DO POETA IVO MAIA

SINOPSE: O POMAR DO POETA é um documentário sobre as múltiplas expressões do artista Ivo Maia: pintor, compositor, ator, ambientalista e vivente da poesia da vida. Um artista brasileiro, nordestino, que nos leva a consubstanciar as cores, texturas, sentidos, palavras, melodias e formas de um Pomar de várias expressões da criação em sua complexidade de ser e estar no mundo. Sua inspiração: "Acredito no que faço e só faço o que acredito!"

 Duração: 41 minutos

 Classificação: livre

 Ano: 2024

 Pesquisa e Direção: Cadu Araújo 

 Produção: Goto Seco Produções Culturais 

 Apoio: Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim. Secretaria Municipal de Cultura e Eventos. Lei Paulo Gustavo. Ministério da Cultura. Governo Federal do Brasil. 

 
Contador de visitas
Contador de visitas