quarta-feira, 18 de junho de 2025

Aprender Tupi: aulas acontecem em Ceará-Mirim

 

A aula presencial do idioma Tupi Potiguara na Arena Céu das Artes, em Ceará-Mirim (RN), é a culminância do curso virtual ministrado pelo professor dessa língua originária na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, localizada na zona rural de João Câmara, na aldeia Amarelão.

Essa iniciativa retoma ações semelhantes desenvolvidas em 2002 e 2017, reforçando o compromisso com a a revitalização e preservação da língua e da cultura do povo Potiguara.

O Coletivo Raosic, o Movimento Alternativo Goto Seco e o Grupo de Estudos Indígenas Okarusu Pytã são organizações que atuam no fortalecimento étnico e cultural, colaborando para o processo de cooficialização das línguas ancestrais como ferramenta de valorização identitária e combate ao preconceito contra as populações originárias do Rio Grande do Norte.

A Constituição Federal do Brasil, em seu Artigo 231, assegura aos povos indígenas o direito à manutenção e ao exercício pleno de suas culturas, garantindo-lhes o uso livre de suas línguas maternas (oralmente e por escrito); a preservação de sua organização social própria; a prática de seus costumes, rituais e tradições e o respeito às suas crenças e cosmovisões. 

Contribuir para a valorização das culturas e línguas originárias é fortalecer a diversidade linguística e cultural brasileira, conforme previsto no Artigo 215 da Constituição Federal, que obriga o Estado a proteger as manifestações culturais indígenas como patrimônio nacional. Essa missão também está alinhada com a Convenção 169 da OIT (1989), ratificada pelo Brasil, que garante aos povos tradicionais o direito de preservar e revitalizar seus idiomas. Além disso, a Lei 11.645/08 reforça a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, enquanto a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), liderada pela UNESCO, chama a atenção global para a urgência dessa preservação. Ao apoiar essas iniciativas, não apenas combatemos a erosão cultural, mas também enriquecemos o patrimônio imaterial do país, cumprindo o princípio constitucional da dignidade humana (Art. 1º, III, CF/88) e promovendo uma sociedade verdadeiramente plural.


quinta-feira, 1 de maio de 2025

18° Tributo celebra 80 anos de Bob Marley, dia 10 de maio em Ceará-Mirim

  

O tradicional 'Tributo a Bob Marley & The Wailers' da cidade de Ceará-Mirim chega em sua 18° edição dia 10 de maio.

Chamado também de 'Um Tributo à paz', esse ano o tributo celebra os 80 anos do nascimento de Robert Nesta Marley (nascido em 1945) véspera do Dia Nacional do Reggae, no Cynara Music a partir das 20h.

Esse que é o mais tradicional Tributo ao Rei do Reggae do RN, trás pra celebração no palco a discotecagem do REGGAE JAHMAICA e as bandas ESTAÇÃO REGGAE, NATURALMENTE, HOMEM RASTA e BOB MARLON.
O evento reverbera também com roda de conversas prévias, exposição do acervo da obra de Bob Marley além de raridades e muita música dos grandes talentos da música Reggae potiguar.

SENHAS ANTECIPADAS COM DESCONTO:

Meia Social apenas 15 reais + 1kg de alimento (para doação)

Via Pix email: gotosecomovimento@gmail.com 

enviando comprovante pro Contato (84)99936-8584/99160-6482

ou no Site Sympla.com: https://www.sympla.com.br/evento/18-tributo-a-bob-marley--the-wailers---cearA-mirimrn/2921581
ou fala conosco no direct do Instagram do @gotoseco_movimento

Uma realização e produção: GOTO SECO Movimento Alternativo

Co-produção: Reggae JaHmaica e PaCHA produções

 PROMOÇÃO CAMISA 18° TRIBUTO BOB-CM

Camisa (edição limitada) 50 reais + ingresso grátis  (Pedidos até 4 de maio)
via pix email: gotosecomovimento@gmail.com
Info: (84)99936-8584/99160-6482

 18° TRIBUTO A BOB MARLEY & THE WAILERS  - CEARÁ-MIRIM/RN

Onde? Cynara Music, Rua Aurelino de Queiroz, Ceará-Mirim/RN (maps)

Quando? Sábado, 10 de maio de 2025

Que horas? 20 horas

Ingressos: Meia Social antecipada apenas 15 reais + 1kg de alimento (para doação)

Informações:  (84)99936-8584/99160-6482 Carlos

CLIQUE AQUI PARA SORTEIO

terça-feira, 29 de abril de 2025

'Cantos Sagrados do Pajé': albúm potiguara é lançado no abril indígena no RN


CANTOS SAGRADOS DO PAJÉ

O álbum musical Cantos Sagrados do Pajé é uma pesquisa e criação de Mukunã Katu, indígena e pajé da Aldeia Katu, localizada no município de Canguaretama, Rio Grande do Norte, nordeste brasileiro. O registro dos cantos sagrados milenares dos povos indígenas possui grande relevância ao possuir a força de preservação da memória dos anciões, xamãs e pajés, fazendo uma reverência à cultura e a espiritualidade indígena do RN. Estes cantos se tornam uma bela herança, entregue para as novas gerações, e destinadas a serem difundidas, principalmente nas escolas e espaços culturais indígenas. Preservar esta memória ancestral e os saberes dos povos originários é preservar nossas raízes, espiritualidades e identidades.

O projeto Cantos Sagrados do Pajé foi contemplado pela Seleção Pública nº 024/2023 - Seleção de Projetos Multiculturais 02/2023, Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio Grande do Norte.

Realização:
Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal

Apoio:
Goto Seco Produções Culturais.

CANTOS SAGRADOS DO PAJÉ
Mukunã Katu

Acesso ao álbum:
Spotify: https://open.spotify.com/album/6XfaR1VcLOmc2GNHJPNRVA?si=nl56gxzsQ42aWfzMwPGCSQ

Youtube (com acessibilidade: letras): https://youtu.be/r0OILVgmYSE?si=o7LnL3m-yeoykB75

Drive com encarte: https://drive.google.com/drive/folders/1PH7vN56QOTON25mjUCyxwhqIKsjVUeE5

Disponível em outras plataformas musicais.

Viva os saberes indígenas!


 

 

segunda-feira, 24 de março de 2025

Poty Reggae: Festival homenageia bandas potiguares neste sábado


Festival Poty Reggae: História, Resistência e a Positiva Vibração!

Natal vai vibrar ao som das pedradas do reggae potiguar! No dia 29 de março, a partir das 16h20, o Festival Poty Reggae toma conta do Backstage Bar 84, no coração da Cidade Alta, para celebrar a força e a união do reggae do Rio Grande do Norte.

O Festival é um movimento coletivo de bandas de reggae que se reuniram para celebrar um encontro histórico, resgatando a essência, a resistência e a vibração do reggae estadual. Mais do que um evento, é um ato de união entre músicos e público, fortalecendo a cena reggae potiguar e reafirmando sua importância cultural.

A homenagem é pra todas as bandas e músicos que já estiveram nos palcos potiguares e que de acordo com levantamento do coletivo, ultrapassa mais de oitenta formações da capital ao interior no estilo.

Será uma noite de muita música, positividade e reencontros, reunindo artistas de várias cidades que marcaram gerações e que seguem levando a bandeira do reggae potiguar adiante.

O Festival também é solidariedade, a cada ingresso doe 1kg de alimento não perecível para o Lar de Idosos Filhos de Abraão. Instituição que acolhe e acolhe e cuida.

Reggae é resistência, cultura e amor ao próximo. Faça parte dessa corrente!

Festival PotyReggae:

Quando? 29 de março de 2025
Que horas? 16h20
Onde? Backstage Bar 84 – Rua Ulisses Caldas, 144, Cidade Alta, Natal/RN
Ingressos no local: R$ 15 + 1kg de alimento (Meia Social)

Compra no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festival-poty-reggae/2880583

Instagram: @festivalpotyreggae

Chama a galera e vem sentir essa energia! O reggae potiguar pulsa forte

 
Contador de visitas
Contador de visitas