domingo, 7 de junho de 2020

UMA FOTO E A LEMBRANÇA DO VALOR DA ARTE



As artes unem pessoas. Mais que isso. Une o homem ao mundo das coisas, ao universo, ao todo. A poesia, a pintura, a música, o audiovisual e a literatura estão presentes hoje em minha vida de forma efervescente. Posso dizer que a arte é o alimento indispensável da vida. A prosa da vida não resiste sem a parte poética onde se encontram as artes, como pensa Edgar Morin, sendo imprescindível nos expressarmos no mundo.
É difícil identificar os vários elementos e contextos que nos fazem despertar o amor pelas artes e pela cultura. Para mim, certamente uma delas foi num passado recente, a mais ou menos 20 anos, quando eu tinha 15 de vida. Lembrei desta época após receber de meu amigo Roberto Pereira (colecionador de HQ) essa relíquia de foto:



As fotos despertam lembranças e essa agora está no vão principal da minha memória. Foi o tempo em que Ceará-Mirim possuía uma escola de desenho. O historiador Gerinaldo Moura me lembrou do nome original: Escola de Artes Professor José Lemos, este que foi um grande artista da vanguarda de Ceará-Mirim, que pintou os afrescos do teto da igreja e que foram recentemente reproduzidas pelo artista Júlio Siqueira.
A principal atividade da escola de Artes, que funcionava na chamada Casa dos Leões, eram as aulas de desenho e pintura, por onde passaram bons professores, como Adenilson Silvino, Assis Trajano e Ruy Lima, aos quais tive o prazer de ser aluno.
Identifico várias pessoas nesta foto que são amigos até hoje: Ana Neri (atualmente professora do ensino superior), Daniel Torres, René e seu irmão, Jailton, Robson (bibliotecário) e Rafael. Os demais, não lembro dos nomes, mas não esqueci dos momentos das aulas.
Não sei o contexto da imagem. Pelos sorrisos, me parece uma exposição de artes. Só lembro que nesse tempo as artes eram tratadas com boa intenção e a cultura tinha espaço. As Aulas de desenho ocorriam em dois dias da semana, a tarde, além de cursos de pintura e exposições. Foi nesse tempo que o professor Adenilson me ensinou a desenhar, onde cheguei a ser professor auxiliar dele. Também foi ele quem enviou desenhos dos alunos para uma exposição em Portugal, quando estava em evidência a arte postal. Guardo o catálogo ainda hoje com as obras destes artistas da foto e muitos outros que gostaria de rever.
Hoje, pratico o desenho e a pintura aplicando o que aprendi nesse tempo. Creio que esses momentos floresceram em mim a potência das artes que faço e acredito que o mesmo ocorreu à vários deles, como Daniel Torres que atualmente é produtor cultural e um dos principais artistas do RN. Por isso acredito na força dos artistas que podem transformar o mundo. Como fala o Movimento Goto Seco: a arte é semente de sabedoria que resiste ao tempo e faz florescer a revolução do ser em várias direções. Um abraço aos professores e amigos de turma da Escola de Artes de Ceará-Mirim que um dia espero ver reaberta.

Por Cadu Araújo
Para o Movimento Alternativo Goto Seco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de visitas
Contador de visitas