quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Rock é Atitude: A Contribuição Sociopolítica do Rock ao Longo das Décadas Parte 4/8

 O Rock nos anos 1980: o subjetivismo do Rock

Pedro Carlos da Rocha Neto

(Cirurgião-Dentista, Mestre

 Especialista em Patologia Oral e Maxilofacial)

    Na década de 1980 o mundo do Rock foi marcado pelo surgimento do Hardcore e do New Wave (derivados do Punk Rock), de subgêneros do Heavy Metal (Glam Metal, Speed Metal, Black Metal, Death Metal, Thrash Metal) e do Rock Gótico.
    O Hardcore é caracterizado por ser mais agressivo do que o próprio Punk Rock, o que se traduz nas fortes críticas sociopolíticas das músicas e na velocidade do seu ritmo, enquanto que o New Wave é mais moderado nessas críticas e considerado por críticos um estilo pop excessivamente comercial, pois foi amplamente difundido através de videoclipes da MTV logo após a criação do canal em 1981.
    Por sua vez, os subgêneros do Heavy Metal são marcados pela velocidade das músicas, sonoridade pesada, distorções de guitarra e pelo volume alto das gravações e apresentações musicais. Porém, apesar dessas características em comum, cada  subgênero apresenta características próprias, dentre as quais destacam-se as seguintes: o Glam Metal se caracteriza pela aparência andrógina dos músicos, com roupas e maquiagens extravagantes, e pela temática musical voltada a amor e luxúria, porém é diferente do Glam Rock da década de 1970 principalmente por ser um rock mais pesado; o Speed Metal é marcado pela extrema rapidez e abrasividade das músicas, além da exigência técnica na produção musical; o Black Metal é marcado por trazer a temática gótica ao Rock pesado e pelo envolvimento de bandas com rituais religiosos e satanistas; o Death Metal faz mais alusões a temáticas depressivas relacionadas à morte; o Thrash Metal traz duras críticas a problemas sociais e ao rígido controle do Estado, podendo ser considerado o estilo de Metal mais politizado. 


    No geral, a mensagem do Rock dessa década foi marcada por letras com fortes críticas sociais, políticas e religiosas, porém a grande marca do Rock nos anos 1980 foi o advento da temática gótica nas músicas e o surgimento do Rock Gótico logo no início da década. Esse novo gênero de rock é caracterizado por um ritmo leve e profundamente marcado pelo contrabaixo, excessivos efeitos de guitarra e vocais graves e ecoados, tudo associado a uma atmosfera sombria, depressiva, vampiresca e melancólica; as temáticas são ricas em abordagens líricas como tristeza, existencialismo, niilismo, romantismo sombrio e imaginário sobrenatural. Todas essas características da música gótica eram refletidas no visual marcante dos amantes do gênero gótico, que era, e ainda é, marcado pelo uso de cabelos bem escuros e desarrumados, roupas pretas, correntes com crucifixo e maquiagem mórbida (rosto pálido e olhos e boca escuros). 


    Assim sendo, nota-se que, a despeito do seu teor sociopolítico, nos anos 1980 aflorou no Rock um subjetivismo melancólico mais forte do que o do Heavy Metal da década anterior, e essa melancolia foi incorporada por muitas bandas de rock dos anos 1990 e até dos anos 2000. Esse subjetivismo foi inovador para o Rock e muito interessante para a criação de boas músicas introspectivas e reflexivas, porém, talvez tenha funcionado como um diluidor da característica sociopolítica do Rock, como um agente oxidante de um bom vinho. Sob esse aspecto, muitas bandas de rock na década de 1980 desenvolveram um estilo musical menos crítico e tomaram conformações mais pop, de maneira que o Rock Pop começou a cair no gosto popular e a se consolidar nessa década através da ampla produção de videoclipes que eram largamente apresentados pela então recém-criada MTV.
    Por outro lado, o rock dessa década explorou temáticas sociais e muitas bandas de rock se envolveram em ações humanitárias. Quanto a esse aspecto, é importante destacar que em 1985 aconteceu o festival de rock Live Aid em Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou e Japão com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. A cobertura desse festival foi uma das maiores transmissões televisionadas em larga escala por via satélite de todos os tempos — cerca de dois bilhões de pessoas, em mais de 100 países, assistiram à apresentação ao vivo.

    Algumas bandas consagradas nessa década são: Judas Priest; Def Leppard; Poison; U2; Bon Jovi; Guns n’ Roses; Mötley Crüe; Metallica; Roxette; R.E.M; Dire Straits; The Police; B-52’s; Europe; Blondie; Warrant; The Pretenders; The Cure; Siouxsie and The Banshees; Depeche Mode; Talking Heads; Dead Kennedys; Black Flag; Cannibal Corpse; Marduk; Carcass; Morbid Angel; Joy Division; Bauhaus; Slayer; Anthrax; Megadeath; Venom; Bathory; Mercyful Fate; Pantera; e Sepultura.
    No Brasil, o rock da década de 1980 foi marcado por uma forte crítica à ditadura militar, o que ajudou a impulsionar os movimentos sociais pelo fim da mesma, a exemplo do Diretas Já. A rebeldia contra o sistema político foi incendiada pelas letras de protesto dos rocks nacionais, o que provocou forte censura do governo militar contra as bandas de rock nessa década. Músicas como Inútil (Ultraje a Rigor), Que País é este (Legião Urbana) e A Sensura (Plebe Rude) se tornaram hinos de expressão popular contra o Governo.

    Sendo assim, nos anos 1980, no Brasil, o Rock deu voz à sociedade amordaçada pela ditadura militar, e essa década marcou a “Era de Ouro” do rock brasileiro. Algumas bandas brasileiras consagradas nessa década são: Blitz; 14 Biz; Titãs; Legião Urbana; Capital Inicial; Barão Vermelho; Paralamas do Sucesso; Engenheiros do Havaí; Ira; Ultraje a Rigor; Detrito Federal; RPM; Nenhum de Nós; e Biquini Cavadão.

Fontes:

https://www.clickriomafra.com.br/rocknauta/o-rock-ao-longo-dos-anos-e-decadas-suas-influencias-mudancas-novas-vertentes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Speed_metal
https://blog.nadelectronics.com/the-top-five-glam-metal-bands-of-all-time-ccabf86a86e3
https://whiplash.net/materias/melhores/093165-death.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_g%C3%B3tico
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/saiba-como-a-moda-acompanhou-o-rock-ao-longo-da-historia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Live_Aid
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carestia_de_1983-1985_na_Eti%C3%B3pia
https://oglobo.globo.com/brasil/o-rock-como-trilha-sonora-das-diretas-ja-12291239
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/canta-brasilia/2013/04/21/internacantabrasilia,361470/na-decada-de-1980-bandas-punks-contestavam-ditadura-militar-na-capital.shtml
https://revolutionradio.com.br/continuamos-esperando-com-a-plebe-rude/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Detrito_Federal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Urbana
https://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Inicial
https://www.todamateria.com.br/diretas-ja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contador de visitas
Contador de visitas