O Rock nos anos 1980: o subjetivismo do Rock
Pedro Carlos da Rocha Neto
(Cirurgião-Dentista, Mestre
Especialista em Patologia Oral e Maxilofacial)
Na década de 1980 o mundo do Rock foi marcado pelo surgimento do Hardcore e do New Wave (derivados do Punk Rock), de subgêneros do Heavy Metal (Glam Metal, Speed Metal, Black Metal, Death Metal, Thrash Metal) e do Rock Gótico.
O Hardcore é caracterizado por ser mais agressivo do que o próprio Punk Rock, o que se traduz nas fortes críticas sociopolíticas das músicas e na velocidade do seu ritmo, enquanto que o New Wave é mais moderado nessas críticas e considerado por críticos um estilo pop excessivamente comercial, pois foi amplamente difundido através de videoclipes da MTV logo após a criação do canal em 1981.
Por sua vez, os subgêneros do Heavy Metal são marcados pela velocidade das músicas, sonoridade pesada, distorções de guitarra e pelo volume alto das gravações e apresentações musicais. Porém, apesar dessas características em comum, cada subgênero apresenta características próprias, dentre as quais destacam-se as seguintes: o Glam Metal se caracteriza pela aparência andrógina dos músicos, com roupas e maquiagens extravagantes, e pela temática musical voltada a amor e luxúria, porém é diferente do Glam Rock da década de 1970 principalmente por ser um rock mais pesado; o Speed Metal é marcado pela extrema rapidez e abrasividade das músicas, além da exigência técnica na produção musical; o Black Metal é marcado por trazer a temática gótica ao Rock pesado e pelo envolvimento de bandas com rituais religiosos e satanistas; o Death Metal faz mais alusões a temáticas depressivas relacionadas à morte; o Thrash Metal traz duras críticas a problemas sociais e ao rígido controle do Estado, podendo ser considerado o estilo de Metal mais politizado.
Por outro lado, o rock dessa década explorou temáticas sociais e muitas bandas de rock se envolveram em ações humanitárias. Quanto a esse aspecto, é importante destacar que em 1985 aconteceu o festival de rock Live Aid em Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou e Japão com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. A cobertura desse festival foi uma das maiores transmissões televisionadas em larga escala por via satélite de todos os tempos — cerca de dois bilhões de pessoas, em mais de 100 países, assistiram à apresentação ao vivo.
No Brasil, o rock da década de 1980 foi marcado por uma forte crítica à ditadura militar, o que ajudou a impulsionar os movimentos sociais pelo fim da mesma, a exemplo do Diretas Já. A rebeldia contra o sistema político foi incendiada pelas letras de protesto dos rocks nacionais, o que provocou forte censura do governo militar contra as bandas de rock nessa década. Músicas como Inútil (Ultraje a Rigor), Que País é este (Legião Urbana) e A Sensura (Plebe Rude) se tornaram hinos de expressão popular contra o Governo.
Fontes:
https://www.clickriomafra.com.br/rocknauta/o-rock-ao-longo-dos-anos-e-decadas-suas-influencias-mudancas-novas-vertentes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Speed_metal
https://blog.nadelectronics.com/the-top-five-glam-metal-bands-of-all-time-ccabf86a86e3
https://whiplash.net/materias/melhores/093165-death.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_g%C3%B3tico
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/saiba-como-a-moda-acompanhou-o-rock-ao-longo-da-historia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Live_Aid
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carestia_de_1983-1985_na_Eti%C3%B3pia
https://oglobo.globo.com/brasil/o-rock-como-trilha-sonora-das-diretas-ja-12291239
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/canta-brasilia/2013/04/21/internacantabrasilia,361470/na-decada-de-1980-bandas-punks-contestavam-ditadura-militar-na-capital.shtml
https://revolutionradio.com.br/continuamos-esperando-com-a-plebe-rude/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Detrito_Federal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Urbana
https://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Inicial
https://www.todamateria.com.br/diretas-ja/
Nenhum comentário:
Postar um comentário