O Rock nos anos 1990: a oxidação do Rock
Pedro Carlos da Rocha Neto
Cirurgião-Dentista
Mestre e Especialista em Patologia Oral e Maxilofacial
Após o fim da União Soviética em 1991, o mundo sentiu um esfriamento do embate ideológico político entre Capitalismo e Socialismo e o Rock, que sempre se posicionou criticamente em questões políticas, passou a voltar suas atenções para os problemas sociais inerentes ao Capitalismo. Assim sendo, o Rock encontrou na década de 1990 um terreno fértil para retratar os sentimentos de apatia, niilismo e incredulidade gerados na sociedade pelas mazelas de uma realidade opressora.
É nesse contexto que surge no início da década de 1990, nos EUA, o Grunge. Esse é um gênero de rock inspirado no Hardcore Punk e no Heavy Metal, que explora temáticas sociais em suas músicas, porém com muito subjetivismo e sarcasmo, de maneira que as músicas abordam temas como auto-dúvida, traição, abuso, alienação social, isolamento social, isolamento emocional, trauma psicológico e desejo de liberdade. Corroborando com os temas das músicas, o sentimento de angústia foi muito explorado, o que influenciou o desenvolvimento de um estilo desleixado nas bandas grunge. Esse desleixo foi incorporado na moda e no comportamento nos anos 1990, quando a proposta era ser menos formal e mais casual, com o uso de roupas surradas, jeans rasgados, moletons, gorros e camisas xadrez.
O Grunge foi amplamente divulgado através dos videoclipes das músicas na MTV e logo se popularizou além dos Estados Unidos, invadindo as mídias musicais no Reino Unido, onde ganhou muitos simpatizantes. Isso causou incômodo aos ingleses e foi decisivo para o surgimento de um movimento cultural e musical no Reino Unido, com fins de recuperar as atenções do público para a cultura britânica, pois depois da década de 1960, quando The Beatles e The Rolling Stones ditavam as regras do Rock, o rock e a influência britânicos perderam espaço para a influência do rock norte-americano. Foi nesse contexto que em meados da década de 1990 surgiu o Britpop, que é um gênero de rock pop suave, com uma proposta contrária a do Grunge no quesito acidez musical, pois suas músicas têm letras e sonoridade relativamente leves, e, além disso, são feitas para enaltecer a cultura britânica, ao mesmo tempo em que falam sobre os problemas da classe operária do Reino Unido. Em outras palavras, pode-se dizer que as músicas do Britpop são pensadas por britânicos e feitas para britânicos.
Quanto a moda, o Britpop promoveu um estilo casual, assim como o Grunge, porém menos desleixado. Sendo assim, a moda da década de 1990 foi marcada pela casualidade no modo de se vestir e pelo comportamento mais despojado dos jovens, e peças como camiseta básica e camisa polo, agasalho esportivo e jaqueta jeans, calças jeans e tênis, a exemplo do Converse All Star, também marcaram o visual das pessoas nessa década.
Com relação ao conteúdo sociopolítico do Rock na década de 1990, por um lado o rock norte-americano desenvolveu um teor crítico social recheado com o subjetivismo surgido no Rock nos anos 1980, o que resultou na criação de músicas relacionadas a problemas pessoais, com pitadas de depressão e angústia, e na multiplicação do número de bandas de rock que exploram temáticas relacionadas a questões existenciais puramente subjetivas. Por outro lado, o rock britânico se preocupou meramente em exaltar a cultura britânica e em tratar de assuntos sociais particulares do Reino Unido.
Algumas bandas internacionais consagradas na década de 1990, não só de estilo Grunge e Britpop, são: Nirvana; Oasis; Pulp; Blur; Stone Temple Pilots; Alice in Chains; Pearl Jam; Mudhoney; Tad; The Melvins; The Verve; Suede; Elastica; The Sharlatans; L7; Soundgarden; Smashing Pumpkins; Foo Fighters; Cake; Black Crowes; Red Hot Chili Peppers; Dream Theater; Rage Against the Machine; e Living Colour.
No Brasil, o Rock sofreu enfraquecimento da sua característica sociopolítica crítica após o fim da ditadura militar em 1985, como se o combustível para a natureza contestadora do Rock tivesse acabado. Ao mesmo tempo, o cenário musical foi fortemente influenciado pela música pop após a criação da MTV Brasil em 1990. Sendo assim, o novo contexto político e musical da década de 1990 inevitavelmente provocou a formação e/ou consolidação de uma faceta pop para o rock nacional, que apresentava mistura de rock com outros ritmos como reggae, rap e ritmos nordestinos. Porém, algumas bandas de rock dessa década preferiram manter o estilo mais essencialmente puro do rock’n’roll e menos pop.
Alguns ícones de destaque no cenário brasileiro do Rock nos
anos 1990 são: Skank; Jota Quest, Pato Fu, CPM 22;
Detonautas; LS Jack; Charlie Brown Jr;
Matanza; Angra; Hangar; Pavilhão 9; Pitty; Cássia Eller; Planet Hemp; Chico
Science e Nação Zumbi; Raimundos; Cachorro Grande;
Tihuana; e O Rappa.
Portanto, na década de 1990 o Rock deu mais sinais de enfraquecimento do seu caráter sociopolítico, pois as letras das músicas passaram a valorizar mais temáticas sociais em detrimento das políticas, além disso, a essência contestadora original do Rock se dissolveu parcialmente sob a influência do movimento pop, que é essencialmente comercial e, assim sendo, transformou as bandas de rock em vitrines de moda. Contudo, o Rock dos anos 1990 ainda era um bom vinho, um vinho que estavava se transformando em vinagre, mas que ainda era vinho.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dissolu%C3%A7%C3%A3o_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica#:~:text=A%20Uni%C3%A3o%20Sovi%C3%A9tica%20foi%20dissolvida,de%20Estados%20Independentes%20(CEI).
https://www.clickriomafra.com.br/rocknauta/o-rock-ao-longo-dos-anos-e-decadas-suas-influencias-mudancas-novas-vertentes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge
https://www.infoescola.com/musica/grunge/
https://brasilescola.uol.com.br/artes/rock.htm#:~:text=D%C3%A9cada%20de%2090&text=O%20heavy%20metal%20e%20o,in%20Chains%20e%20Pearl%20Jam.
https://musica.nexos.com.mx/2018/05/04/11-temas-emblematicos-del-britpop/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Britpop#:~:text=Britpop%20%C3%A9%20um%20movimento%20de,cena%20shoegaze%20do%20pr%C3%B3prio%20Reino
https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/moda/noticia/2014/07/dia-mundial-do-rock-como-o-estilo-inspirou-a-moda-decada-a-decada-de-elvis-ao-grunge-cjplb0rlc00qlb9cn6i6mup7i.html
https://dusinfernus.wordpress.com/2009/12/15/britpop-25-anos-musica-e-moda/
https://www.dci.com.br/industria/moda/estilo-grunge/15025/#:~:text=Na%20moda%2C%20os%20artistas%20deram,de%20bandas%2C%20coturnos%20e%20t%C3%AAnis.
https://whiplash.net/materias/biografias/179894.html
https://www.bandaderocknacional.com.br/rock-anos-90.php
https://www.terra.com.br/diversao/musica/as-10-melhores-bandas-de-rock-nacional-dos-anos-90,09d9d7f043cd3c9bc43dcf8057853597skojj30x.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Skank
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachorro_Grande
https://www.youtube.com/watch?v=GA6cljgjAb4
https://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/
Nostalgiaaaaaaaa
ResponderExcluirPode crer
ResponderExcluirO Rock ainda era bom nos anos 1990, apesar de tudo.
ResponderExcluir