quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Rock é Atitude: A Contribuição Sociopolítica do Rock ao Longo das Décadas - Parte 6/8

O Rock nos anos 2000: o avinagramento do Rock

Pedro Carlos da Rocha Neto

Cirurgião-Dentista

Mestre e Especialista em Patologia Oral e Maxilofacial

 O Rock no início dos anos 2000 foi marcado pela forte mudança temática das suas músicas. Categoricamente, pode-se dizer que os novos estilos de rock que surgiram na década de 1990, diferentes do Grunge e do Britpop, apresentaram enfraquecimento efetivo da identidade contestadora de crítica social e política a partir dos anos 2000, salvo por algumas bandas de Indie Rock e de Rock Underground que guardaram marcas dessa identidade. Isso talvez tenha acontecido devido a falta de motivos para críticas efetivas, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria, que foram duramente repudiadas pela opinião pública e influenciaram, cada uma a seu tempo, a conjuntura sociopolítica mundial das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990. Quanto a esse contexto, no Brasil a conjuntura sociopolítica era dominada pela truculência e autoritarismo da Ditadura Militar nas décadas de 1960, 1970 e 1980, o que gerou um sentimento de inconformismo e rebeldia na população brasileira. Portanto, esses eventos históricos do século XX suscitaram reações críticas da sociedade mundial, incluindo a brasileira, e o Rock surgiu, se desenvolveu e se ramificou em diversos gêneros como uma verbalização musical dessas críticas.

Sendo assim, o século XX foi um século de muita conturbação mundial, repleto de convulsões sociais que serviram como terreno fértil para o surgimento e consolidação de um estilo musical crítico, racional e reacionário: o Rock. Sob esse aspecto, talvez devido a acomodação do mundo à nova realidade do pós-século XX, a história do Rock no século XXI, até então, tem sido marcada pela mitigação do teor sociopolítico do Rock, o que é acompanhado pela perda de sua popularidade para novos gêneros musicais como o Pop, o Rap, o Hip-Hop, a Música Eletrônica e o Reggae, e até pela sua mistura com esses gêneros. Além disso, o Rock deste novo século, com ajuda dos videoclipes, tem vestido uma roupagem pop de forte apelo comercial para o público jovem, como forma de se manter vivo nas mídias.

Portanto, é nesse contexto que se enquadram os mais novos gêneros de rock dos anos 2000, que, na verdade, surgiram na década de 1990, mas se consolidaram no início dos anos 2000, quais sejam: Pop Punk, marcado pela sonoridade pesada do Punk e do Hardcore, esse estilo é pobre em conteúdo crítico e rico em temáticas adolescentes com um tom sarcástico e humorado; Emocore ou Hardcore Emotivo, marcado por letras de temática claramente adolescente, emotiva e alienada do mundo, esse gênero teve início no fim dos anos 1980, mas se consolidou no início dos anos 2000; Melodic Metal, marcado por músicas cadenciadas e vocalistas com fortes habilidades líricas; e o New Metal (ou Nu Metal), marcado por um discreto conteúdo crítico e muito subjetivismo alienado, esse estilo é caracterizado pela mistura do Heavy Metal com outros gêneros como Rap, Hip-Hop e Música Eletrônica.

Nesse contexto, percebe-se que os mais novos gêneros de rock dos anos 1990 e 2000 diluíram o teor sociopolítico crítico da essência original do Rock ao desenvolverem fortes características pop, o que talvez seja explicado pelo fato de que músicas com críticas sociais e políticas não sejam tão vendáveis como músicas que exploram sentimentos e expõem moda. E, como resultado disso, as músicas das mais recentes bandas de rock têm explorado cada vez mais temáticas subjetivas recheadas de sentimentalismo e rebeldia fútil, e os videoclipes fazem sua parte divulgando o visual das bandas e ditando moda. Sendo assim, essa conjuntura de fatores resultou na formação de uma geração jovem emotiva, sensível e alienada do mundo, que usa calças jeans pretas apertadas, camisas pretas, tênis All Star, piercings, olhos marcados com delineador preto e cabelos com longas franjas caídas sobre os olhos.

Portanto, a forte relação entre o Rock e o movimento pop influenciou a moda e o comportamento das pessoas, principalmente os jovens, no início dos anos 2000, e essa influência é sentida até hoje. Porém, o Rock deste novo século trouxe pouca ou nenhuma influência sociopolítica para o mundo, ao contrário do Rock do século passado, especialmente o das décadas de 1960, 1970 e 1980, que exerceu influência efetiva sobre a opinião pública a respeito do que realmente importa para o desenvolvimento da sociedade, como luta pelos direitos civis de minorias, críticas ao racismo, à homofobia e à xenofobia, críticas ao desemprego e à exploração do trabalhador, críticas às guerras e ao imperialismo, críticas à censura e à repressão, e envolvimento em questões ambientais e humanitárias. 

Algumas bandas gringas que se destacaram no cenário do Rock da segunda metade dos anos 1990 e primeira década dos anos 2000 são:  Coldplay;  Creed;  Simple Plan; Green Day; The Offspring; Blink-182; Fall Out Boy; Yellowcard; Stratovarius;  Blind Guardian; System of a Down; Korn; Slipknot; Linkin Park; Limp Bizkit; Evanescence; The Strokes; The Donnas; The White Stripes; Arctic Monkeys; The Kooks; The Killers; Paramore; Nickelback; Dashboard Confessional; Thirty Seconds to Mars; Panic! At the Disco; My Chemical Romance; e Franz Ferdinand, além de Avril Lavigne.

No caso do Brasil, salvo por algumas exceções garimpáveis, o novo século tem sido desastroso para o conteúdo sociopolítico do Rock, com a formação de bandas que mais se assemelham às Boy Bands pop´s dos anos 1990, de puro conteúdo comercial, com músicas descartáveis e sem nenhum conteúdo racional, apenas emocional. E é nesse contexto que surgiram os seguintes ícones no rock nacional dos anos 2000: Pitty; Agridoce; Cine; Fake Number; Fresno; Gloria; Hevo 84; Lipstick; Mindflow; Nove Mil Anjos; Nx Zero; Pedra Letícia; e Replace.

Portanto, de um modo geral, salvo algumas exceções, e a despeito da sonoridade pesada de muitas músicas, as composições de rock nos anos 2000 assumiram uma essência muito emotiva e comercial, tratando questões existenciais subjetivas com muito sentimentalismo e rebeldia fútil, com pouco ou nenhum conteúdo sociopolítico, o que resultou na formação de uma geração “rebelde sem causa” e alienada dos problemas do mundo.

          Sendo assim, a característica de contribuição sociopolítica, e até antropológica, do Rock para a sociedade se perdeu no século XXI, e dessa maneira o bom vinho que era o Rock se transformou em vinagre.
Fontes:
https://gavetadebaguncas.com.br/rock-nos-anos-2000/
https://brasilescola.uol.com.br/artes/rock.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emo#:~:text=Emo%20ou%20emocore%20(ingl%C3%AAs%3A%20%5B,vezes%20letras%20emotivas%20e%20confessionais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_punk#:~:text=Pop%20punk%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero,m%C3%BAsica%20pop%2C%20em%20graus%20variados.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_punk
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emo
https://en.wikipedia.org/wiki/Melodic_death_metal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nu_metal
https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/saiba-como-a-moda-acompanhou-o-rock-ao-longo-da-historia
https://www.bandaderocknacional.com.br/rock-anos-2000.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pitty
https://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/14031709012018Literatura_de_Lingua_Inglesa_III_Aula_09.pdf
https://www.metroworldnews.com.br/entretenimento/2019/03/20/sam-fogarino-baterista-interpol-entrevista.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coldplay
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linkin_Park
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avril_Lavigne
https://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Plan
https://pt.wikipedia.org/wiki/My_Chemical_Romance
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thirty_Seconds_to_Mars
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dashboard_Confessional
https://www.vulture.com/2018/02/dashboard-confessionals-chris-carrabba-on-his-emo-legacy.html
https://www.letras.mus.br/blog/bandas-emo/
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/emo.htm

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